bd/ilustração
jose carlos fernandes,
a pior banda do mundo vol. 3:
as ruínas de babel (devir, 2003)
18. a procrastinação sequencial
sebastian zorn, serrilhador de selos e líder da pior banda do mundo, considera a hipótese de dilatar o seu leque de incompetências matriculando-se na escola superior da falácia e diletância.
[prof. hildebrando lutz]
- esta instituição mantém-se fiel ao espírito do seu fundador, o dr. gregório khazar, eminente nefelibata e pioneiro da engenharia burocrática... que, como sabe, visa a produção de um mínimo de trabalho com um máximo dispêndio de papel. um dos cursos que lhe recomendo é o de retórica extemporânea.
[sebastian zorn]
- não estou interessado, obrigado. todos os dias me cruzo com pessoas que possuem esse diploma... o motorista do táxi que aqui me trouxe brindou-me com uma prelecção sobre o colapso do sistema nacional de saúde e outra sobre a possibilidade de existência de vida em ganímedes! tudo a pretexto de eu não ter dinheiro trocado para lhe pagar!
- mas há muito mais cursos, sr. zorn, e todos com as melhores referências! os nossos licenciados em contabilidade estocástica e gestão zen de empresas já levaram à falência centenas de empresas. animados por estes excelentes resultados, vamos iniciar no próximo semestre um mestrado em derrapagem financeira, destinado a directores-gerais, altos comissários e outros gestores de dinheiros públicos.
- ...
- estamos também plenamente satisfeitos com a licenciatura em divergência sistemática, embora surjam alguns problemas quando é necessário marcar as datas dos exames. mas o nosso orgulho é o curso de procrastinação sequencial: até à data ninguém o concluiu!
- é um curso recente, presumo...
- os primeiros alunos, que estão agora no 3º ano, entraram há 28 anos.