<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

julho 31, 2005

esta tarde, a minha fé no ser humano ficou seriamente abalada.
um miudito franzino, ao sentar-se num comboio suburbano ao lado do pai e da irmã mais velha, comenta: "tás a ver? em todo lado, onde a gente vai, há sempre pretos, pai!"
o sorriso ternurento do pai foi massacrante.
Blogger O poeta noctívago disse...

A mesquinhez e a estupidez sempre me causaram uma revolta nas vísceras. Mas o que cada vez mais me faz confusão é o facto de algumas pessoas poderem ser uma desilusão. Este mundo anda mesmo desconcertado! :(

1/8/05 02:14  
Blogger O poeta noctívago disse...

Não, não são todas as pessoas. Apenas algumas constituem uma desilusão. E esse controlo escapa-nos...

1/8/05 22:34  
Blogger Luís Serpa disse...

Há muitos imbecis, sabes, e todos são parte do género humano. Não percas a tua fé (que bom a teres ainda!) por causa de um deles só: muitos mais encontrarás, vais ver. E o género humano, esse, continuará a ser o que sempre foi: uma mistura do bom e do pior, do bonito e do feio, do mau e do péssimo.

Como cada um de nós, aliás.

2/8/05 01:30  
Blogger O poeta noctívago disse...

Ora ainda bem que alguém me entendeu!
1. De facto, há muitos imbecis e o pior é esses mesmos atormentarem-te, ou continuares a encontrá-los ao longo da tua existência...
2. Não sei bem se lhe chamaria fé, pois é palavra que me deixa sempre céptico(e não só pela sua litúrgica acepção).
3. Luis, em súmula, despiste o género humano até ao seu esqueleto. Todos vivemos de mesclas, no entanto, a maior parte de nós luta para que o lado negativo não prevaleça.
4. Conclusão: fui muitas vezes mais desiluso do que desilusivo.

3/8/05 00:30  
Blogger O poeta noctívago disse...

É óbvio e legítimo que uma pessoa pode afirmar que já foi mais vezes desilusa do que desilusiva. Sou um caso pragmático dessa situação, repito-o. Mas talvez seja uma questão minha, pois sou coerente, de carácter forte, personalidade vincada e com alma... e tenho o azar de atrair alguém que acabe por ser o meu oposto, ou não consiga reconhecer o meu valor...

5/8/05 22:52  
Blogger O poeta noctívago disse...

Nem todas as pessoas são uma desilusão. Felizmente, há casos de sucesso(risos). Há autênticas surpresas em forma de gente.

5/8/05 22:55  
Blogger O poeta noctívago disse...

Mónica, concordo contigo num ponto. Creio que devemos assumir o que somos e não o que os outros desejam. Por isso, todos os dias celebro a minha singularidade. Sinto orgulho das minhas idiossincrasias e de não ser uma desilusão, em particular, para mim mesmo. Ao mencionar a palavra desilusão, há um fulcral aspecto que me causa calafrios: fruto das interacções humanas, o problema reside principalmente na forma como as pessoas se revelam e isso não é uma questão para se deixar de lado. Há criaturas dissimuladas, que urdem ser outra coisa que não elas próprias(auto-mentira), com o escopo de usar e enganar os outros. Gostam de dar com uma mão e retirar com a outra(qual entidade divina!), brincando cruelmente com emoções.

Também costumo não estar à espera de nada ou pedir seja o que for. Mas quando quero uma coisa, vou à luta. Não permaneço especado.

5/8/05 23:28  
Blogger animah disse...

deves ser filho unico, poeta.
para viveres tão cheio de ti.
;)

7/8/05 23:09  
Blogger O poeta noctívago disse...

Não sou filho único, Animah. Além disso, não vivo só cheio de mim... mas também repleto pelo mundo. ;)

8/8/05 00:33  
Blogger O poeta noctívago disse...

A propósito, desde quando uma saudável auto-estima é uma característica de filhos únicos?!
That completely blew me away!

8/8/05 00:43  
Blogger animah disse...

A saudável auto-estima é naturalmente temperada com uma boa dose de humildade.
O domínio do ego não traz compreensão mas sim a manipulação dos conceitos tendo como fim a satisfação pessoal, em suma é simples ou intrincada ilusão.
A realidade não está na razão mas no domínio do sentir, com tal abertura, que também signifique ver pelos corações de outros que não apenas aqueles que satisfazem os nossos interesses pessoais.
Deixa antes que seja quem te conhece a dar-te valor pela verdade dos teus actos, a auto propaganda das tuas qualidades ou do teu “forte carácter” dificilmente dará azo a admiração.

8/8/05 01:59  
Blogger O poeta noctívago disse...

Apenas manifestei as minhas ideias, as minhas observações do mundo que me rodeia. Se não as interpretaste bem, Animah, nada posso fazer...

8/8/05 02:51  
Blogger O poeta noctívago disse...

Cassandra... onde está o teu último post? :P
Sugeriste a menção de casos que restauraram/mantiveram a confiança no ser humano... certo?

9/8/05 14:20  
Blogger cassandra disse...

foi, sim. mas não tenho nada que andar aqui a impôr-me... só quero ver-vos por aí, mesmo que não digam nada (o que não é o teu caso :P)

9/8/05 14:44  
Blogger O poeta noctívago disse...

Tu é que mandas. És a administradora deste blog... :P

Gostaria de referir, para já, somente um caso que me fez restaurar a confiança no ser humano. É uma visitante deste teu sítio, Cassandra... um nome apenas: Mónica. :)

Se achas que falo em demasia... :-#!!!

9/8/05 18:50  
Blogger cassandra disse...

a mónica é uma pessoa simples cheia de uma honestidade pura, não és, querida? :))

11/8/05 09:48  
Blogger O poeta noctívago disse...

Não considero a Mónica uma pessoa simples, mas sim complexa. Afável, todavia, complexa. Além de ser doce, muito doce. Uma autêntica ternurinha, como lhe costumo chamar! :)

12/8/05 00:24  

diz ...

... or something in between...

apresento-vos as várias hipóteses de início de romance com que me debato desde há algum tempo nesta minha tarefa de escrever, aquela de que vos falei.
peço a vossa consideração, não peço o vosso carinho; gostaria que votassem e comentassem aquela que preferirem.


hipótese a)

lentamente, acabou de mastigar o pão com manteiga e foi até à cozinha. esquecera o martelo sobre a mesa, depois de ter finalmente consertado o caixilho da janela. tinha de pôr alguma ordem na garagem, já nem sabia onde estavam os sacos com a comida dos cães.
contudo, de cada vez que ali entrava, perdia a vontade de fazer fosse o que fosse.
com um suspiro, colocou o boné na cabeça e decidiu que estava na altura de podar o vinhedo. seria uma boa colheita, bem a calhar.


hipótese b)

o barulho da chuva nas janelas entranhou-se-lhe nos ossos juntamente com o frio. apeteceu-lhe arrancar-se daquela sala, transportar-se para o outro lado do planeta, onde quer que estivesse mais quente.
o soalho de madeira denunciou a aproximação de alguém. a saia rodou, a luz da lareira nela reflectida, quando a rapariga se virou com um sorriso ansioso.


hipótese c)

querida avó,
cheguei ontem a neptuno.
é frio, mais frio do que pensei.
a viagem não demorou nada, as paragens são poucas depois de marte e muito curtas.
promete-me que cuidas da kumiko por mim. ela gosta de festinhas.


hipótese d)

os cães ladravam sem parar junto ao portão, a mulher caída no lado oposto da estrada, muito pálida já, quase desaparecia por entre as ervas daninhas e a chuva intensa que não parava de cair.
um carro passou a alta velocidade mas, apercebendo-se do vulto imóvel junto à árvore, o condutor travou cautelosamente e recuou alguns metros.
Blogger S. disse...

...Ainda havia sangue nas mãos daquela mulher. Tinha morto uma galinha e fora morta por isso.

Olha que não sei... todos eles vão ter a lugares diferentes. :) Quero mais, e logo mais te direi.
Ehehehe

1/8/05 10:43  
Blogger Patrícia Rocha disse...

Hipótese C.

Bejos.

3/8/05 11:59  

diz ...

um monte toma cuidado se encontra um insecto.

julho 30, 2005



desta vez, o nosso amigo meteu-se em sarilhos e viu-se raptado pelo gang nutella até ao norte do país. segundo fonte de informação fidedigna, foi esta a foto entregue aos familiares, juntamente com a nota de resgate. Posted by Picasa
Blogger S. disse...

Esse patinho há-de chegar longe. Aliás, já começa a ser o meu herói.

(desculpa querida mas o msn em casa do meu amigo estava funcionar muito mal e eu caí. Talvez o amigo pato ajude a consertar...ehehe)

31/7/05 22:57  
Blogger cassandra disse...

ficarei à tua espera, whenever ;)

(tb é o meu herói, sabes)

31/7/05 23:01  

diz ...

Your Hidden Talent


You are both very knowledgeable and creative.
You tend to be full of new ideas and potential - big potential.
Ideas like yours could change the world, if you build them.
As long as you don't stop working on your dreams, you'll get there.


via silvia
Blogger S. disse...

Isso tudo e uma das pessoas mais brilhantes que já tive a honra, o prazer, a sorte e privilégio de conhecer. Grande cassandra. Beijos grandes, linda!

31/7/05 22:59  

diz ...

julho 29, 2005

cheguei a casa há algumas horas e, no entanto, sinto-me como se aqui tivesse permanecido durante estes dias todos.
não há sinais da minha ausência, tudo continua desarrumado na minha secretária, a mischka ainda se roça nas minhas pernas e sobe para o meu colo, a minha mãe não me faz perguntas acerca das férias, como foram e onde estive, o meu irmão continua na mesmíssima posição diante dos seus computadores...

julho 20, 2005

aviso aos navegantes

parto de férias e não sei quando volto.
Blogger Unknown disse...

não partas nada :) volta inteira.

20/7/05 23:57  
Blogger j disse...

Καλές διακοπές, αγαπητή φίλή μου.

21/7/05 14:50  
Blogger mystazul disse...

Bom Caminho *

27/7/05 18:46  

diz ...

julho 19, 2005



as minhas sandálias gregas custom-made estão ferrugentas. vou ter de ir a atenas e arranjar umas iguais... Posted by Picasa

julho 18, 2005

let me keep my wor(l)ds between my fingers

entre o que escrevi e o que escrevo dista uma miríade de instantes decisivos.
o que escrevi era só meu, raras as leituras de outros. naquelas folhas, naqueles cadernos de capa dura, esbanjei histórias muito reais, demasiado reais para uma coisa que se pretendia ficcional.
sim, dizia para mim mesma: "isto podia acontecer com qualquer pessoa" e acreditava nisso.
ainda que fosse verdade, era a minha história, só as minhas histórias eu sabia contar.

pelo menos, era o que eu acreditava.
tanto assim era, que deixei de escrever com confiança no que escrevia porque achava que a minha história agora era demasiado banal, comum, pouco bizarra. pouco interessante.
não sei o que foi, talvez tenha amadurecido, talvez tenha percebido que todos temos histórias bizarras para contar. a minha não vale mais que as dos outros.

mas eu sei escrever. e a inactividade foi enlouquecendo os dedos da escritora que ainda tenho cá dentro. não sei se é o momento ou não para voltar à escrita, mas quero escrever. e quero disciplinar-me nessa escrita.
quero contar outras histórias que não as minhas. inventar. criar possibilidades.
porque eu sei escrever e não quero parar.
Anonymous Anónimo disse...

ainda estás à espera? tskhc tskhc tskhc... mas deviam ser presas, estas pessoas, que guardam os tesouros para elas... pois, pois...

19/7/05 09:28  
Blogger cassandra disse...

;) efkaristo

19/7/05 12:19  
Blogger j disse...

Τι να πω; Μ'αρέσει ο'τι γράφεις, κορίτσι.

19/7/05 14:48  
Anonymous Anónimo disse...

Minha cara senhora: n se engane mais a si própria e avance! Escreva! Por favor, escreva!

20/7/05 14:03  
Blogger cassandra disse...

grazie tante, caro signore!

20/7/05 14:25  

diz ...

julho 14, 2005

bd/ilustração


Posted by Picasa

eric lambé & philippe de pierpont
la pluie (casterman, 2005)

julho 13, 2005

Bibian Norai

O sexo é a minha vida, gosto muito do que faço, e faço-o sentindo. Tento sempre ser eu-mesma, seja trabalhando como actriz ou como realizadora. Nunca enganei ninguém, sempre assumi a minha profissão. Agrada-me fazer o que faço o melhor que sou capaz e gosto de pensar que chego aos outros com verdade. Há muitas pessoas nesta profissão que não funcionam assim e isso vê-se nos olhos [o olhar baço]. Há um erro muito comum neste negócio, e que é o de haver muita gente a fazer isto apenas por dinheiro. Tens de poder pôr paixão naquilo que fazes, caso contrário jamais o farás realmente bem. Há muitas raparigas que entram neste mundo primeiro porque precisam de ganhar dinheiro, e depois porque acham que esta pode ser uma plataforma para se tornarem modelos ou actrizes. Isso é um erro terrível, porque essas expectativas serão evidentemente frustradas. É um equívoco.
Acho que vou trabalhar nesta área do erotismo e do sexo até morrer. Seja a escrever filmes ou a participar em programas de televisão. Sou uma pessoa de muitos recursos criativos. O erotismo e a pornografia caminham juntos desde o princípio dos tempos. A diferença depende unicamente do grau de repressão. Estabeleceu-se que a pornografia é quando existe penetração, ou quando podes ver uma vagina aberta. Mas a carga erótica não depende disso. Na história da Pintura há obras eróticas e pornográficas. Um outro exemplo é o Kamasutra, que não é considerado pornografia... A Arte protege-nos da repressão. Há esculturas que são claramente pornográficas. Os matizes são os de quem pretende reprimir. Se o sexo, se as diferentes práticas sexuais fossem aceites, seriamos todos mais livres.
Seja como for, acho que toda a gente deveria ter a liberdade de aceder a todo o tipo de informação, incluíndo a pornografia. Não creio que o facto de vivermos em sociedades com uma forte herança católica, como Portugal e Espanha, torne as coisas assim tão mais difíceis... A verdade é que quando as pessoas se dão conta de que exerces a tua profissão com seriedade, de que és uma empresária, de que ganhas dinheiro, dão-te o estatuto e acabam por te respeitar. O desprezo que a sociedade por vezes mostra em relação a nós tem sempre o seu contraponto - a veneração. Quando és um bom actor, quando te entregas e fazes o teu trabalho com honestidade, não importa que falem mal de ti. O importante é que falem. Sim, assumo completamente aquilo que faço. Perante os meus pais também. Mas não, não gostaria de saber que o meu pai esteve a ver filmes meus. Tenho pudor, e não tenho quaisquer fantasias com o meu pai, entendes?

[via http://lecumedesjours.blogspot.com/]
um sorriso dançante no olhar, os lábios em leve beicinho, as curvas que se mexem por vontade própria: meus caros, estou prestes a ir de férias!

julho 12, 2005


Posted by Picasa
como eu gosto de viajar... para longe, para perto, não importa, não realmente. é o movimento e a pulsão que me fascinam.
Blogger j disse...

Faz-me lembrar Cervantes: "Siempre es mejor el camino que la posada.
Pois é exactamente isso que eu sinto em todas as minhas viagens...

14/7/05 10:39  

diz ...

isto soa-me a platão, mas, aparentemente, trata-se de filosofia árabe

só bebe quem tem sede e o asceta não tem sede.
só fornica quem tem corpo e, o asceta, já não tem corpo.
o amor livre é o amor livre da função corpórea.
o corpo está, no amor livre, a mais.
o amor livre é o que ondula, imponderável, na esfera incorpórea e sublime, sem obsessão fisiológica, todo possesso da erótica divina.

in pinharanda gomes, história da filosofia portuguesa
vol. iii: filosofia arábigo-portuguesa (guimarães editores, 1991)

julho 11, 2005

léxico fundamental [i]

miado/a (adj.): diz-se do felino com carácter mimado que, mesmo no colo de uma pessoa de quem gosta, continua a miar (ex.: "a natsuki está miada", "o pushkin tem andado miado".)
os dedos percorrem a espinha do livro com a lentidão de quem se sabe aprendiz. inspira fundo, rapaz, inspira fundo. apreende este cheiro, aprende-o também, partículas de pó divisíveis em tristezas e canduras da vida. devagar, os pés a arrastarem-se como devotos, deixas-te levar pelo couro que não brilha e cujo sabor queres conhecer.
um livro cai da estante junto da janela, da segunda prateleira a contar do topo. estatela-se no chão, prostrado diante da tua fome de conhecimento, queres tu acreditar.
mas acredita-me, rapaz, a tua fome - que não é de conhecimento, sabe-lo bem - não engana nem um livro, engana-te a ti, a tua mente, a sua criadora.
a arrogância é própria dos que pretendem conhecer. aspira à aprendizagem, rapaz, educa-te.
o conhecimento pode ser tremendo e aborrecido. ou ambos.


somatos mou
Blogger j disse...

einai auto to soma sou? Omorfo, bebaiws...

11/7/05 10:01  
Blogger cassandra disse...

não sei quem és, j, mas muito obrigada :))

11/7/05 19:47  
Blogger cassandra disse...

será que percebi o q queres dizer? "nota de compreensão"?
hmm... de compreensão para comigo? sempre existiu.

11/7/05 19:49  
Blogger Squeezy disse...

hmm perante esta foto o único pensamento que me ocorre é...

"tira,tira,tira,tira..lol"

11/7/05 20:17  
Blogger Luís Serpa disse...

Escreve, escreve-te, não te mostres,o que mostras não é senão parte do que és, e o que és é mais no que escreves do que no que mostras.

Não mostres, dá; o que dás é, o que mostras não; o que mostras é bonito, só, e bonito não chega, é parte de um mais bonito ainda, que não se vê, não podes mostrar senão parte, escrevendo;

Escreve, és bela quando escreves, não quando escrava de outra beleza, escrava ela da outra, a que só se vê quando escreves, a que só se toca quando se lê, mais do que quando se vê.

Escreve, toca-nos com palavras, não com formas, forma formas de palavras e letras, não com curvas e sombras, bonitas que sejam, belas que são.

Não mostres, esconde - és o que escondes, não o que mostras; és o que escreves, nâo o que se vê. Sê, não sejas.

11/7/05 22:41  
Blogger j disse...

Den katalavenw o'ti Luis grapsei. Giati; giati ti einai omorfo prepei na emfanizetai.
Kai m'aresei para poli o'ti grafeis, agapimenh mou filh...
Mporw na grapsw sta ellhnika;

11/7/05 23:06  
Blogger cassandra disse...

eu percebi tudo, j.
há dias em que concordo com o luís, outros em que me sinto inclinada a concordar contigo.
nai, mporeis na grapseis sta ellhnika. ;)

11/7/05 23:21  
Blogger j disse...

Είναι δύο άποψες, αυτή του Λουις και η δική μου. Και οι δύο δείχνουν ένα ωραίο και αγαπημένο κορίτσι. Είσαι μία καλή συγγραφέας και μία όμορφη κοπέλα.
Για μένα, προτιμώ να δω τις δύο αρετές σου.
Φιλάκια.
Πώς έμαθες τα ελληνικά;

12/7/05 11:39  
Blogger cassandra disse...

aprendi o pouco que sei sózinha e em passeata pelas ruas helénicas. mas tive 4 anos de grego antigo.

12/7/05 21:35  

diz ...

julho 10, 2005

das pessoas que encontro...

i. uma miúda de 14 anos, claramente grávida, senta-se no espaço infantil a ver o filme do noddy; os pais vêm com o objectivo de lhe comprar um guia sexual para a "ajudar a orientar-se".

ii. aguardo o meu comboio na estação: dia de folga, pássaros a chilrear, cheira-me a verão. um homem senta-se ao meu lado, fala ao telemóvel, escreve no pda, desliga e virando-se para mim, sai-se com um "eu conheço-a. fiz uma encomenda de um livro e vocês ainda não me disseram nada." eu, de sorriso inabalável, mantenho-me em silêncio, sem desviar os olhos dos dele, que acaba por dizer "realmente eu não devia estar a perguntar-lhe isto, você nem me conhece... passam lá tantas pessoas e nem sequer está a trabalhar, que falta de educação a minha." respondo, tranquila e segura: "de facto, ainda bem que reconhece isso, porque há muita gente que, aparentemente, acha que, estando de folga e sem os instrumentos de trabalho necessários, eu devo querer e saber dar uma resposta relativa a uma encomenda de alguém que nem sequer conheço."

iii. no 1º comboio que tenho de apanhar, um velho a cheirar a morto empesta toda a carruagem.

iv. no 2º comboio que tenho de apanhar, um miúdo a fumar ganza atrás de ganza empesta toda a carruagem.

v. miúdas que parem cachopos atrás de cachopas, sem noção da responsabilidade.

julho 04, 2005

da realidade ii

da minha realidade ou da vossa realidade, tanto faz.
qualquer realidade é única, só eu vejo a realidade como eu vejo.
desconheço as outras, podem ou não ser interessantes, mas é a minha visão que domina a minha aprendizagem, é a minha Realität ou Wirklichkeit, que, aos poucos, se torna num mundo que doto de realidade física concreta. ainda assim, estou consciente de que mesmo esta realidade é mutável, desejo-a mutável, aprendiz, o tempo todo.
a realidade a que me refiro é sempre a minha, as outras pertencem-vos.
mas acredito na partilha.
Blogger Unknown disse...

eu acredito no movimento :)

8/7/05 02:07  
Blogger cassandra disse...

fundamental, não te parece? ;)

8/7/05 10:59  

diz ...

da realidade i

a partir do momento em que utilizas uma variável não quantificável/classificável nos termos próprios do microcosmos em que te inseres, vês-te limitado a medidas perceptuais - logo, subjectivas - que podem desvirtuar a realidade.
Blogger LN disse...

O problema é que não há variáveis que sejam completamente observáveis sem erro de medição.

Isto porque existe uma coisa chamada princípio da incerteza de Heisenberg.

O que levanta uma questão mais pertinente: o que é isso de desvirtuar a realidade? Ou mesmo, o que é isso da realidade?

Mas acho que não era essa a direcção deste post...

4/7/05 17:29  
Blogger cassandra disse...

pelo contrário, era exactamente para essa direcção que eu queria que este post apontasse. :)

mas será que é realmente necessário recorrer ao princípio da incerteza de heisenberg?
eu nunca tive certeza de nada, já que estou perfeitamente consciente da constante mutação/evolução que tudo atravessa.
não é uma percepção instintiva, natural, de que nada é permanente, nada é certo?

4/7/05 21:28  

diz ...

julho 03, 2005



Posted by Picasa
enquanto durmo, tudo acontece a uma velocidade inacreditável: as vozes são-me familiares, os rostos também, mas de alguma maneira, nunca os vi antes, nada sei sobre o que são ali dentro, no sonho que corre entre os meus neurónios. deixo-me ir, curiosa, nessa eléctrica corrente de ideias vagamente minhas, vagamente de outros.
acordar é sempre voltar atrás.
desculpa. fui egoísta e devia ter-te dito o que me estava a passar pela cabeça antes.
sei que não chega, mas por agora só te posso dizer isto.

julho 02, 2005

o alarme de incêndio ensurdecedor, a matar a conversa, as perguntas e as respostas habituais, e nenhum cliente entrou em pânico ou se mexeu sequer. nós entreolhámo-nos, assustados com a surdez colectiva.
Blogger cassandra disse...

estavam a testar o volume, imagina tu... claro q nos assustámos primeiro, mas depois percebemos que era falso alarme. beijoca!

3/7/05 21:35  

diz ...