<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

junho 23, 2008

leitura do dia


hawken, paul, blessed unrest: how the largest social movement in history is restoring grace, justice and beauty to the world (penguin, 2008)

prós: recolhe, num documento sem paralelo, os motivos que fazem com que pessoas de todo o mundo se manifestem, protestem e digam não a governos, multinacionais e ao capitalismo global, e como podem elas, dessa forma, constituir um poderoso bloco anti-globalização
contra: não tem.

Etiquetas:

Blogger . disse...

Nunca lê nada com que não esteja já à partida concordante? Just a question

27/6/08 00:15  
Blogger cassandra disse...

claro que sim! mein kampf de adolf hitler, diplomacia de henry kissinger, o fim da pobreza de jeffrey sachs, cozinha na itália de jamie oliver, o poder das ideias de isaiah berlin, o caminho para a felicidade de ron hubbard, para apenas mencionar os mais recentes. o facto de trabalhar numa espécie de talho de livros, faz com que eu aprecie muito mais a leitura de um livro que me ensina qualquer coisa do que a de uma obra que me desilude. e nunca estou à partida concordante com algo que nunca li: a leitura é uma descoberta sempre. senão nunca lia nada e acreditava apenas em mim e morria ignorante.

29/6/08 00:57  

diz ...

junho 22, 2008

leitura do dia

nouzille, vincent, empoisonneurs: enquête sur ces polluants et produits qui nous tuent à petit feu (fayard, 2005)

prós: recolhe testemunhos de vítimas, cientistas e investigadores; chama, sem medos, à responsabilidade as indústrias químicas.
contra: está escrito num francês que exige o recurso frequente a um bom dicionário.

Etiquetas:

leitura do dia


patel, raj, stuffed and starved: markets, power and the hidden battle for the world food system (portobello books, 2008)

prós: o tom urgente da escrita equivale à urgência da necessidade de agir perante o cenário delineado; indicia a ligação à indústria farmacêutica
contra: indicia a ligação à indústria farmacêutica mas com demasiadas cautelas e constrangimentos.

Etiquetas:

junho 21, 2008

leitura do dia


shah, sonia, cobaias humanas - os testes de medicamentos no terceiro mundo (caleidoscópio, 2008)

prós: a temática do poder das grandes indústrias farmacêuticas, os seus subterfúgios isentos de ética e as suas motivações capitalistas;
contra: não chega completamente ao fundo da questão, pelo que o livro resulta em exposição, denúncia simplificada.

à parte: segundo o banco mundial, algo como melhorar as condições de vida no terceiro mundo através de instalações sanitárias e distribuição em rede de água potável não é "cost effective".

i beg to differ...

Etiquetas:

gosto de ficar em hotéis baratos, com paredes próximas e quentes, e cacofonias de afectos escondidos.

o entardecer com limonada num terraço cheio de sol, junto de um livro numa língua qualquer, companheiro esquecido.

o banho matinal às escuras, num barracão.

o cheiro a flores a subir até ao parapeito da janela, 40 graus na vaga de calor do meio-dia.

junho 20, 2008

leitura do dia


maier, karl, this house has fallen: nigeria in crisis (penguin, 2002)

prós: ambicioso, sem condescendências, imparcial, abrangente e compreensivo quanto a datas marcantes da história recente daquele país
contra: não tem

Etiquetas:

junho 15, 2008

do bonito e sensual iv


querem melhor exemplo que este homem, takeshi kaneshiro (金城 武), um dos actores favoritos de wong kar-wai, que o convidou para participar em chungking express e a imagem da prada na ásia?

junho 14, 2008

do bonito e sensual iii


este gong yoo (공유), sul-coreano, tem aparecido em várias séries de sucesso e diz estar pronto para vôos mais longos.
Blogger Tiago Franco disse...

Eh pá, não é que eu perceba muito de gajos, ou que perceba do gosto das gajas pelos gajos, mas pensava que ia conseguindo tirar uma conclusão ou outra... Esses "bonitos e sensuais" não não demasiado piscos e depenados para mercerem esse título?

14/6/08 21:35  
Blogger cassandra disse...

eh pá, se praticantes de taekwondo e jiujitsu são piscos e depenados para ti, tiago... :))

15/6/08 22:26  

diz ...

junho 02, 2008

leituras do mês

sobre a actual situação política e económica internacional, encontrei alguns livros interessantes, que deverei conseguir ler nestas férias próximas:


hobsbawn, eric, globalisation, democracy and terrorism (abacus, 2008)


bobbitt, philip, terror and consent: the wars for the twentieth-first century (allen lane, 2008)


smith, david, the dragon and the elephant: china, india and the new world order (profile books, 2008)


chomsky, noam, deterring democracy (vintage, 2006)

relacionado com israel e a palestina, encontrei dois que me pareceram interessantes, ambos sob um perspectiva analítica, escritos por um jornalista britânico:


cook, jonathan, israel and the clash of civilisations: iraq, iran and the plan to remake the middle east (pluto press, 2008)


cook, jonathan, blood and religion: the unmasking of the jewish and democratic state (pluto press, 2006)

e, mais uma vez, não poderia deixar de sugerir um título sobre o poder das indústrias farmacêuticas e da comida que, neste momento, já moldam as sociedades e o crescimento das mesmas:


cox, stan, sick planet: corporate food and medicine (pluto press, 2008)

junho 01, 2008

matutina

domingo, 7h30, o sol desliza pelo alcatrão e encontra raras pessoas, muito despertas para a nudez da cidade.