<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

outubro 01, 2004

hoje contaram-me que a população de uma região da ex-jugoslávia tinha votado em massa no kustunica nas últimas eleições, apesar de, antes, terem votado sempre no slobodan milosevic.
fizeram-se inquéritos para saber o motivo de tamanha reviravolta e a resposta era inevitavelmente a mesma: ele arranjou-nos trabalho para todos.
chegou-se à conclusão, depois de prolongada pesquisa, que tinha sido emir kusturica, o realizador, quem lhes arranjara emprego e não o candidato às presidenciais, vojislav kustunica.
estávamos a tomar o pequeno-almoço, no emprego, e o meu comentário foi: "isso é compreensível. eles são ciganos. eles estão sempre a confundir os nomes".
uma colega reagiu de forma inacreditável, dizendo que a minha frase era "a coisa mais fascista que ela tinha ouvido desde o tempo de hitler [sic] e que já agora os judeus são todos (...)".
resposta minha: "estou a falar de factos, não disse para os matarem por causa desses factos. é uma idiossincracia social que, pessoalmente, me encanta: o cigano preocupa-se com a posição que ocupa dentro da família, não com o nome pelo qual é chamado. e muito menos importância tem o nome de um gadjo."

e eu que pensava que, àquela hora, a minha cabeça ainda estava offline...