<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

agosto 25, 2004

lamento, mas vou ter de o dizer.
só a natureza é perfeita.

por exemplo: o corpo humano é, fisiologicamente, dotado de um mecanismo completo, é um organismo perfeito.
contudo, tudo aquilo que nos distingue no geral e no particular dos restantes animais tornou-nos cada vez mais imperfeitos porque mais distantes do ser humano natural.
nessas imperfeições, note-se, incluo a imaginação e a criatividade de que falei anteriormente, mas também a babélica parafernália linguística a que hoje em dia podemos recorrer e a capacidade de discernimento ético e moral - sempre subjectiva, claro está.
e assim, o homem é adoravelmente imperfeito porque são tantas as variáveis nos milhões de equações humanas do planeta, que dificilmente encontraremos duas pessoas exactamente iguais, sobretudo a nível espiritual.

a imperfeição abre caminho à individualidade.
por isso me considero sortuda: por amar de igual forma, por inteiro, pessoas diferentes que me oferecem mundos diferentes.

repito: só a natureza é perfeita.
e talvez seja essa a razão pela qual, diante de um nascer do sol (um nascer do sol glorioso, vincent!) ou diante de uma borboleta ou no calor de uns braços que gritam o meu nome, me sinta perfeita; em momentos simples, honestos e puros como esses, é algo de natural.
a racionalização, porém, dir-me-à, mais tarde, que o não sou, nunca fui. ninguém o é.

mas isso não é necessariamente mau.
Blogger Unknown disse...

Vou discordar mais um bocadinho
A natureza nao É o que É. É o que observamos dela, é a voz off que conta a história, é o nosso próprio lugar dentro dela. A natureza é demasiado ampla e não tem, a meu ver, dentro dela, características racionalmente mesuráveis simplesmente porque não é estática. Por não ser perfeita é que se continua a mover.

Sem dúvida que honestidade e pureza de raciocínio são essenciais na procura de um equilíbrio, a perfeição é um equilíbrio, e acho não existe nenhum equilíbrio sem dois opostos.

Mau não é necessariamente inútil, é apenas mais uma parte de um processo, dentro dos muitos processos da evolução de complexidade no sentido de uma cada vez maior diversidade de experimentação física/expansão espiritual.

26/8/04 21:44  

diz ...