<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

outubro 04, 2004

voi ch'ascoltate: sono ancora perduta [ii]

parou junto à porta e encostou o nariz na estreita linha de luz que passava por entre as dobradiças. espreitou. quis ver o corpo que andava lá dentro. que já entrava dentro de si. inspirou fundo, tentando perceber se era homem ou mulher. toda a sua pele estava agora coberta de gotículas de suor fétido. ouviu ranger e contornou a porta, lentamente, atento.
os seus olhos pestanejaram, revoltados contra a luz tão forte que vinha de dentro do quarto da porta aberta. mas uma vez lá dentro, não lhe pareceu tão forte assim, a luz, e já não sentia medo.
o papel de parede desprendia-se aqui e ali, um pouco por todas as paredes. a um canto um gramofone soltava as aspirações de stravinsky. um candeeiro com epilepsia parecia ter sido abandonado no chão alcatifado, entre o gramofone e um sofá cujo estofo se espalhava pela alcatifa. um cão negro e portentoso apareceu vindo do nada, os caninos prometendo dor.
- quieto.
voltou-se com brusquidão, tanta que quase caía. a voz era dela. da criatura cujos movimentos escutara, lá do fundo do corredor. não era beatriz, mas era bela. não prometia o paraíso, mas escondia segredos que lhe atiçaram a curiosidade.
- vives aqui?
- aqui onde?
- neste... lugar?
ela olhou em redor, como se fosse a primeira vez que ali entrasse, e tornou a encará-lo, sem resposta. tocou-lhe as pálpebras e tomou-lhe a mão para o conduzir por outro corredor, perpendicular àquele que ele percorrera. stravinsky seguiu-os. o cão também. se o encarasse, mostrar-lhe-ia novamente as aguçadas armas naturais de que dispunha. este corredor estava iluminado. só então, ele reparou que continuava nu. sentiu duas mãos imaginárias apertar-lhe os rins, faltou-lhe o ar. ela apertou-lhe a mão com força, como se adivinhasse uma fuga. deixou de sentir os dedos no momento em que entraram num outro quarto. uma cozinha. uma cozinha despojada: uma mesa, um fogão enferrujado, um lava-louça e uma torneira incontinente, um frigorífico e, sobre este, um candeeiro a óleo.
já não ouvia stravinsky. o cão subiu para cima da mesa, como se fosse esse o seu lugar.
ela foi até ao frigorífico e tirou de lá uma cenoura que lavou com um cuidado cirúrgico para a pousar, em seguida, sobre a mesa. retirou uma faca de tamanho médio de uma gaveta existente debaixo da mesa e pousou-a junto da cenoura.
- não te vás embora.
e deixou-o ali. sob o olhar atento e feroz daquela besta de preto.