<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

junho 22, 2006

receita (1 dose)

ando a descobrir a arte da culinária. tem de ser aos poucos, que não estou nada habituada a isto.
ainda por cima, o que mais gosto é de inventar. partir, por exemplo de uma receita, e ir retirando e acrescentando ingredientes conforme me apetece. e raramento ligo às quantidades recomendadas para cada ingrediente (acho que na hora é que uma pessoa se apercebe se a molhanga precisa ou não de especiarias ou de mais um tomate, ou seja lá o que for).
hoje o plano era fazer beringela assada no forno coberta de tomate e queijo feta.
mas acabou por sair assim:

retirei o miolo de uma beringela e deitei a casca fora. os tomates foram cortados em 4 pedaços e atirado para a frigideira onde o azeite (não muito) já os esperava. cortei a cebola às rodelas e depois em tiras, o alho às rodelas finíssimas, atirei tudo para a dita frigideira, sem esquecer a pitada de sal. os tomates foram libertando o seu molho e nessa altura polvinhei com pimenta branca e noz-moscada. envolvi os ingredientes e fui cortar o pepino. atenção que é preciso adicionar meio copo de água ao refogado no momento em que acrescento o miolo da beringela (que desfiz em lascas). misturei muito bem o miolo no molho, salpiquei com hortelã-pimenta e deixei cozinhar durante uns 10 minutos. entretanto fui preparando o prato com rodelas de pepino igualmente cobertas de hortelã-pimenta em pó ou em folhas (isto é árabe, mas os gregos também o fazem) e o queijo feta aos cubos ali ao lado. despejei uma pequena parte de um iogurte natural para um copo de vidro e espremi um limão lá para dentro, misturei bem e coloquei no prato, ao lado do pepino.
corri até ao fogão, mexi mais uma vez e apaguei o lume.
itadakimasu! (vou comer!)

ingredientes

8 tomates mini chucha
1 cebola média
1 dente de alho
miolo de 1 beringela
1/2 pepino pequeno
azeite q.b.
sal q.b.
noz-moscada q.b.
pimenta branca q.b. (moída na hora)
hortelã-pimenta q.b.
1/4 iogurte natural
sumo de 1 limão
queijo feta a gosto

Etiquetas:

Blogger LN disse...

Pergunta indiscreta mas de genuína curiosidade:

Como é que polvilha hortelã-pimenta? Não é uma erva? Ou existe pó da mesma?

22/6/06 18:22  
Blogger cassandra disse...

existe à venda hortelã-pimenta em pó (ou quase), mas já corrigi: de facto, aquela frase não caía nada bem.

23/6/06 21:45  

diz ...