<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

maio 09, 2006

let's do it - tipo a

as primeiras regras

i. reduza a desordem na sua vida
ii. reduza o tempo de compras de mercearia para metade
iii. trate de todos os seus assuntos num só lugar
iv. reduza a lavagem da roupa metade
v. pare de comprar roupa que tem de ser limpa a seco
vi. deixe os sapatos à porta
vii. liberte-se do relvado e mantenha as plantas no exterior
viii. simplifique os animais de estimação
ix. simplifique a mudança
x. simplifique a reciclagem

elaine st. james, simplifique a sua vida (sinais de fogo, 2002)

Etiquetas:

Anonymous Anónimo disse...

Depois de refinar até ao infinito um grau de desorganização que me ia levando para o outro mundo, leio sempre estas listas com muita atenção, sobretudo porque já trituradas e arrumadinhas em linhas pequeninas e compreensiveis. Agora vou traduzir para a minha linguagem e, quem sabe, interiorizei bem:

i. reduza a desordem na sua vida
(pois era mesmo esse o problema... não saber como)

ii. reduza o tempo de compras de mercearia para metade
(fazer o resto no supermercado? também as mercearias aqui na zona que não fecharam, já fecharam quando saio do bureau)

iii. trate de todos os seus assuntos num só lugar
(... a loja do cidadão!)

iv. reduza a lavagem da roupa metade
(usá-la meia suja...)

v. pare de comprar roupa que tem de ser limpa a seco
(nem sei qual dela tem que ser limpa a seco...)

vi. deixe os sapatos à porta
(nunca mais me lembraria deles)

vii. liberte-se do relvado e mantenha as plantas no exterior
(para quem tem jardim, fixe)

viii. simplifique os animais de estimação
(estão simplificadíssimos: mesmo os ursos depeluche já estão dentro de caixas arrumadas em armários)

ix. simplifique a mudança
(ou não a faça de todo - não é mais simples?...)

x. simplifique a reciclagem
(mais simples não há...)


Obrigada pelos conselhos. Alguma coisa me dizia que isto é pessoal, muito pessoal... :-)

12/5/06 12:30  
Blogger cassandra disse...

para mim? não, não tinha muito de pessoal. a ideia surgiu em contexto de trabalho e expandiu-se para a vida pessoal. muitas delas já atingi há algum tempo atrás. e quando compras de mercearia não me refiro ao local onde as fazes :) falo das compras de comida em geral... já reparaste que nos supermercados as pessoas passeiam, não andam às compras? eu demoro 15 minutos a fazer as compras num jumbo ou num continente, sobretudo se não tiver gente no meu caminho... e invariavelmente acabo por demorar mais tempo na fila da caixa do que na recolha de artigos. eu não tenho pachorra para andar num hiper durante 2 horas, como a minha mãe faz! que idiotice!
presta atenção às etiquetas interiores das peças de roupa: elas falam da constituição do tecido e qual o método de limpeza a que devem ser submetidas. roupa limpa a seco é uma treta. nunca arranjas tempo para ir à lavandaria, quando levas o casaco à lavandaria já vai com nódoas estranhas de ter estado fechado algures e acabas por ficar com um casaco diferente quando o vais buscar à lavandaria...
quando falo de reduzir a lavagem da roupa, falo em poupar energia: não executes um programa de lavagem com a máquina a 50% ou a 70% da sua capacidade, junta mais algumas peças e lava no máximo de capacidade da tua máquina.
se deixares os sapatos na entrada da casa (lado de dentro), não trazes tanto lixo para o teu espaço pessoal, menos bactérias, por aí fora...
simplificar os animais de estimação tu já conseguiste :)
simplificar a reciclagem (isto podia dar um post longo): não compres artigos embalados em celofanes e embalagens plásticas que prejudicam o ambiente. vai aos mercados e leva um cesto. usa os sacos apenas para o peixe.
quanto à desordem na vida, passa um pouco por tomar decisões, sobretudo a de tornar claro para ti próprio o que é que te é realmente indispensável para viver e se é essencial uma materialização desse indispensáveis.

13/5/06 08:01  

diz ...