<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d-4926936997051577480', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

outubro 03, 2005

sucessivos fogos devastaram a zona de ourém, pombal e pampilhosa da serra.
eram bosques belíssimos, pinheiros saudáveis (reminiscências memoráveis de passeios de menina), ali mesmo na aldeia da minha mãe.
há um mês, apanharam o responsável por 5 daqueles incêndios.
as palavras dele, ao ser preso, foram "olhem que ainda há muito mato por arder...".
há uma semana soltaram-no. as chamas voltaram àquela região.

aparentemente, atear fogos em portugal não constitui crime grave o bastante para merecer prisão preventiva.
porém, enganar o fisco, sim.
claro... é o bolso do estado que sofre o golpe, não é o coração do povo.

nem sei como é que o governo(*) se atreve a criticar a intervenção de jovens, ainda que menores de idade, que vivem nalguns desses sítios ermos em chamas que decidem arriscar a vida para combater o fogo que ameaça as suas casas, as suas aldeias, os seus sonhos. e admiram-se que esses jovens, um dia, venham para a cidade, em busca de oportunidades...

(*) pois é, o governo solicitou "ao serviço nacional de bombeiros e protecção civil a listagem dos bombeiros que combatem os incêndios para saber se há menores a integrar os grupos de primeira intervenção" (DN, 17/08/2005)
Blogger rhhu disse...

É verdade. É tudo verdade. Cá em Coimbra hoje o ar está outra vez irrespirável, há cinza em todo o lado e dói-me a garganta por causa do fumo, os incendiários suspeitos de fogo-posto em vários locais no distrito foram interrogados e voltaram para casa.

3/10/05 15:37  
Blogger animah disse...

O bolso do estado também sofre com os fogos, infelizmente o Portugal politico só sabe pensar a curto prazo (tanto que não consegue pensar a longo prazo sem ser megalómano). Mas é o Portugal em que vivemos, só se investe naquilo de que se consegue tirar dividendos para proveito próprio e no mais curto espaço de tempo (não vá a mama secar).

3/10/05 16:11  

diz ...