<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

dezembro 30, 2007

na senda da ditadura

josé pinto de sousa deve ter tido uma infância agradável.
provavelmente, filho único. signo astrológico: virgem - a necessidade de ser organizado, racional, perfeccionista sempre presente.
josé pinto de sousa, também conhecido como primeiro-ministro sócrates (nome que ele parece ter adoptado como se de uma imagem de marca se tratasse, quando na verdade, tem mais de sofista), é, para além disso, extremamente flexível, muda o seu percurso à medida que surgem obstáculos, um autêntico gps em real time.
este homem prometeu-nos ser diferente dos antecessores, sobretudo, diferente de santana lopes, e tomar decisões que respeitassem as necessidades prementes da nação.
se, de manhã, discursa sobre a necessidade de repovoamento do interior do país, à tarde, tem a lata de autorizar o fecho de maternidades e de serviços de atendimentos permanente no interior do nosso país. concerteza, a centralização de serviços não pode chegar ao ponto de doentes virem de urgência de vila pouca de aguiar até lisboa.

não posso confiar neste homem. acredito mesmo que ele é o perfeito ditador. os fatinhos armani não escondem a rigidez do olhar, a necessidade de estar sempre no top de figuras populares, a necessidade de a sua palavra ser a representante última da verdade a ser publicada.
seja ele marioneta ou não de grupos com interesses económicos obscuros, e sejam os seus ministros ainda mais mentirosos e com laivos de idiotice, não confio nele ou nos seus sorrisos de lagartixa.
não quero que o nosso país volte a ser uma ditadura.

urjo-vos a que tomem uma posição e que sejam bem claros nessa posição!
temos de nos revoltar contra o nevoeiro político em que josé pinto de sousa nos embrenhou!

dezembro 28, 2007

juro que, nas próximas folgas, crio um blog só para a bijuteria.
é que ando há dias para postar coisas sérias, mas quando olho para o blog sinto-me desalentada e suponho que o mesmo aconteça convosco.
peço desculpas pela trapalhada visual.

actualização

já está: podem ver as bijutarias nas contas dessa feitoria.
abraços e votos de um bom ano!
Blogger Vicious disse...

Aposto que vai ser um sucesso! E que tal um blogue só dedicado a anime? Se é que conseguirias separá-la do teu blogue pessoal;)

28/12/07 23:52  
Blogger cassandra disse...

isso não, que a anime é coisa essencial na minha vida e gera discussões estético-filosóficas de elevado interesse.

29/12/07 22:46  
Blogger ... disse...

Gosto muito daqui e de saber da anime.
:)

31/12/07 19:40  
Blogger cassandra disse...

também estás convidado para o jantar para pessoal que curte anime, filipe! hei-de avisar com antecedência da data. traz amigos, se também gostarem do mesmo, e avisa quantos são. abraços e bom ano!

1/1/08 20:43  
Blogger ... disse...

Quereria muito poder jantar convosco, se a distância nos não separasse tanto, Cassandra. :)
Vivendo no Brasil, escrevendo nO Legado da Palavra e comendo desses biscoitos de cada dia, que são os lusos blogs, eis que já tenho motivos vários para vos fazer visita. :)
Tão logo possa, por aí aportarei.
Fico feliz com essas iniciativas hospitaleiras - e não que eu vá abusar delas, ou já deseje frui-las. É questão tão-só de simpatia. :)

Abraços, que vão desta "terra icognitae". :)


Em tempo: gostei de saber que traduzes romeno. Por acaso passava eu por uma das indeterminadas comunidades do Orkut e não é que avistei poema traduzido por ti!

1/1/08 22:02  
Blogger cassandra disse...

hehe, brasil! ok, fica para outra altura! com que então orkut... nunca lá andei... nem sei porque lá anda um poema que traduzi, mas o que interessa é que chegou a alguém que se interessou. abraço e bom ano!

2/1/08 09:09  

diz ...

dezembro 19, 2007

encontro

quero organizar um encontro com gente que gosta de anime.
a ideia era jantarmos num sítio porreiro e em conta.
quantos mais melhor, já se sabe. digam coisas.
tiago franco: és o convidado nº 1, atreve-te a não aparecer!

n.b.: para 2008, em data ainda a determinar.

Etiquetas:

Blogger Salsa Latrina disse...

Oh Cassandra, mas isso não é um grande risco? A palavra espalha-se e acabas a jantar com umas dezenas de imberbes que vão ejacular mal partilhem uma mesa com uma mulher.

20/12/07 13:32  
Blogger cassandra disse...

bem, poderia ser um risco, mas eu vou estar à entrada do restaurante a fazer perguntas aleatórias sobre anime. e quem não souber responder não é otaku, portanto, não entra. os otakus imberbes em tensão pré-ejaculatória são adoráveis :) e dou-me melhor com eles do que com a maioria das mulheres.

20/12/07 23:10  
Blogger Tiago Franco disse...

Eu gosto muito de anime, mesmo. Mas é só isso. Não sei palavras japonesas (excepto aquela "paka"; é assim que se escreve?...)
De facto, eu ainda digo animê, mesmo sabendo que se diz anime.
Não sei o que é otaku... comigo, era "chiqueiro" garantido.
Por isso é melhor assegurares mais uns quantos aficionados a sério. Desde que não sejam cromos, hei-de aprender uma data de coisas e dar-lhes seguimento.
(Não é por acaso que já aqui vim pedir opinião sobre a bonecada)

Por isso Cassandra, conta apenas com a minha presença bem intencionada.

PS: olha, convida o Paulo Ribeiro do Deusa do Lar, que pelo menos dos filmes ele gosta. Talvez ele viesse.

1/1/08 23:48  
Blogger Tiago Franco disse...

E claro, muchas gracias por el convite.

(depois, era fixe dizer aquela cena que os japoneses dizem antes de comer)

1/1/08 23:50  
Blogger cassandra disse...

eu digo animê também, tiago, alás, os japoneses dizem animê. e digo itadakimasu antes de comer também, mesmo em restaurantes, o que causa por vezes algum embaraço a amigos presentes. a palavra a que achas piada é "baka" e significa estúpido. "otaku" é a pessoa que anda sempre em cima de nova informação seja em relação a animê ou a computadores ou jogos pc e seja uma espécie de enciclopédia andante e viva no que respeita a assuntos da sua especialidade. já assegurei aficcionados e pelo menos um cromo. vou ver do paulo ribeiro, não o conheço mas conheço o deusa do lar. aparece.

3/1/08 09:58  
Anonymous Anónimo disse...

eu devo conseguir falhas todas as perguntas aleatórias e já passei a parte imberbe... e agora, que faço?

3/1/08 19:17  
Blogger cassandra disse...

apareces na mesma: tu és o gajo com estilo, tens de vir!

3/1/08 23:44  

diz ...

dezembro 14, 2007

tenho de falar sobre esta anime

falo-vos hoje de uma anime cuja qualidade é bastante superior às restantes, no desenho, na animação e no argumento: ef - a tale of memories.
no entanto, o episódio 10, que acabei de ver, foi uma grande desilusão porque foi uma seca tremenda!
senão, vejamos: rapariga x encontra rapaz w na cama com rapariga y. rapariga x encontra rapaz z, que dá porrada no rapaz w. rapaz w percebe tudo e vai desculpar-se com a rapariga x que lhe confessa os seus sentimentos. rapariga y entretanto pôs-se em fuga, mas, num impulso, liga ao rapaz w.



até aqui tudo perfeitamente normal, ainda que um pouco aborrecido para o que esta série me tinha habituado.
eis senão quando me vejo forçada a assistir, durante 4 minutos e 18 segundos a uma sequência de imagens cronometrada, oscilando entre um cemitério à luz do pôr-do-sol e um painel digital com uma sequência numérica decrescente.



a ideia até é engraçada, em termos conceptuais. se durasse 1 minutos, no máximo dos máximos. assim, foi simplesmente aborrecido e idiota: porque razão está uma cabine telefónica num cemitério? e como é que o rapaz a descobriu de onde estava a rapariga b a telefonar e chegou lá a tempo de ainda a encontrar?

Etiquetas:

dezembro 10, 2007

radio-activa

hoje foi o dia da cintigrafia óssea no ipo de lisboa e estou radioactiva.
ainda tenho muito que dormir e não só...

dezembro 06, 2007

nippon koma

as intenções da culturgest são excelentes. na verdade, indiciam uma realidade estranha em portugal: existe alguém com poderes, num cargo que exige responsabilidade e conhecimentos, e esse alguém trabalha bem.
organizar uma mostra de cinema japonês que atraia público na cidade de lisboa não é difícil, mas quando se selecciona sobretudo anime e documentários, corre-se um risco bizarro, e é por isso que elogio o trabalho e a vontade dessa pessoa influente e culta (não sei quem é, se é uma pessoa colectiva ou não, mas pouco importa).
no entanto, não podia deixar passar algumas falhas nesta mostra.

comecemos pelo folheto informativo da mesma.

i. na página 2 do pdf disponibilizado no site, podemos ler que o filme 5 centímetros por segundo, de shinkai makoto, tem a duração de 87 minutos. ora, é falso. o filme tem exactamente 63 minutos de duração, créditos incluídos. assim está registado no dvd que tenho com o filme e assim informa a wikipédia e o site www.imdb.com;

ii. para meu espanto, e na mesma página, li, pela 1ª vez na vida, fantasma na concha - complexo solitário volume 1. inacreditável, não é? bom, é positivo: a pessoa responsável pela produção do folheto é, certamente, original e divertida;

iii. na página 12 do mesmo folheto, podemos ler, numa espécie de sinopse do melhor filme de animação deste ano, tekkon kinkreet, que esta animação "deixa de lado [os] estereótipos a favor de características mais realistas e europeias", algo que apenas alguém que não viu o filme pode escrever, porque o filme é muito muito asiático e novo-asiático. de ocidental tem a fluidez do movimento - mas a produtora é a sony, eles pagaram para terem lá os melhores a tratar disso! -, os desenhos, os diálogos, a caracterização, a trama, é tudo tão intenso e oriental que esta frase de folheto informativo chega a ser insultuosa.

no primeiro dia da mostra, pude assistir a uma conferência intitulada «anime e documentários japoneses» pela professora hirano kyoko. foi ligeiramente aborrecida, pelo simples facto de já ter lido tudo quanto ela disse no folheto informativo. a única informação nova era de cariz biográfico, sobre os realizadores mais relevantes da história da anime e do cinema documental japonês.
mais importante que isso, foi, aquando das perguntas que o público pôde fazer à professora, a mesma ter admitido não conhecer o trabalho do realizador shinkai makoto. e no entanto, esta investigadora já analisou mais de 800 filmes japoneses realizados entre 1986 e 2004, segundo informação daquele folheto.

por fim, quer-me parecer que esta mostra podia ser mais rica, no que respeita à quantidade de fimes, documentários e anime. a qualidade não esteve em falta aqui.

Etiquetas:

o dia mais criativo deste ano



pormenores




são as calças mais giras e quentinhas que já alguma vez fiz!
estou muito satisfeita com o meu trabalho!

obs.: as calças não estão à venda.

dezembro 04, 2007

comecei a ver...




texhnolyze (2003)

argumentos contra
os onze minutos iniciais do 1º episódio não têm qualquer diálogo ou monólogo e, na verdade, nada faz muito sentido, nesta abertura, de maneira que vou ter de ver o 2º episódio para saber se a história tem qualquer coisa que me interesse sem ser a estética.

argumentos a favor
o director, hamazaki hirotsugo, realizou também shigurui (na lista a ver na próxima semana, já tenho 8 episódios) e fez o storyboard do 7º episódio de paranoia agent.

da sua equipa de assistentes de direcção, fizeram parte tsuruoka koujirou, yamamoto sayo e hirao takayuki: o primeiro fez parte da equipa de animação de my neighbors the yamadas, princess mononoke e spirited away e esboçou o 6º episódio de paranoia agent; o segundo fez os storyboards (e realizou alguns dos episódios) de death note, ergo proxy, kemonozume, gunslinger girls, abenobashi mahoh shotengai, rozen maiden-traümend
e samurai champloo; o último participou na realização do 1º episódio de paranoia agent, da realização de death note e o principal reaponsável pela série futakoi alternative.

o argumento de texhnolyze é da responsabilidade de honaka chiaki (que também assinou astro boy, ayakashi, kino's travels, ghost hound, air gear, serial experiments lain e the big o), takagi noboru (baccano!, jigoku shoujo futakomori e koi kaze) e konuta takeshi.

os storyboarders foram hamazaki hiroshi (responsável pelo desenho de personagens em bride of deimos e outlanders, foi também director de animação em paranoia agent), yamamoto sayo - que já referi anteriormente - e o grande hiramatsu tadashi, responsável técnico pela animação em ghost in the shell: stand alone complex, gits: sac - the laughing man,
gits: sac - solid state society, gits 2: innocence, beck, dennou coil, flcl - furi kuri (também autor do storyboard e do layout), kemonozume, kareshi kanojo no jijou (his and her circumstances), abenobashi mahoh shotengai, mushi-shi, neon genesis evangelion: the end of evangelion, now and then, here and there, paranoia agent, tengen toppa gurren-lagann, this ugly and beautiful world e neko no ongaeshi.

posso afirmar que deixei de ter dúvidas.

Etiquetas: