<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6455201\x26blogName\x3dsomatos+\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://somatos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://somatos.blogspot.com/\x26vt\x3d4741292353555344611', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

junho 30, 2006

esta semana experimentei muitas emoções, muito variadas, algumas tão violentas que pensei que tudo ia acabar ali. a sério. e agora percebo que voltei a acordar.
tenho tanta coisa ainda para fazer. e dar. e receber. quero saber parar e escutar o silêncio a passar por mim.
Blogger Salsa Latrina disse...

hmm...algo me diz que não estás a falar de futebol.

2/7/06 21:07  
Blogger cassandra disse...

nope ;)

2/7/06 21:57  

diz ...

junho 26, 2006

brevemente vou abrir um blog-loja.
roupa da minha autoria.
bijuteria da autoria de uma grande amiga.
vamos ver como a coisa corre...
Anonymous Anónimo disse...

Se tiveres calças para um gajo como eu, feito de 1,88 m de altura, 76 quilos e 42 de cinta, eu compro, compro, compro(não há calças de jeito nas lojas para gajos com este meu defeito) .... Claro que saídas da Somatos terão que ser bonitas. Um xi. VPB

3/7/06 14:32  
Blogger cassandra disse...

por enquanto, para homem ainda só fiz umas calças muito fixes para o meu namorado (ele gostou) mas é claro que também vou fazer roupitas para gajos :))
tens de perceber que vai ser uma coisa muito personalizada, porque não é fabrico industrial. possivelmente cada calça, saia, vestido que saírem das minhas mãos vão ser únicos, porque a minha tendência é para me lembrar de pormenores diferentes em diferentes momentos. which is nice.

3/7/06 19:49  
Blogger Salsa Latrina disse...

O teu blogue-loja é o http://nascontasdessafeitoria.blogspot.com/ ?
É que eu tenho 1,90m e 85Kg e vejo lá muita coisa que me serve na perfeição.

16/7/06 15:38  
Blogger cassandra disse...

esse também é meu sim, e eu bem que gostava que aquilo tudo me servisse, mas nasci gaja. e de alguma maneira... não é a mesma coisa!

1/12/06 22:49  

diz ...

junho 25, 2006

declaração

por ter começado a olhar para a minha vida de uma outra perspectiva, e ter passado a aceitar as pessoas tal e qual elas são e, dessa forma, ter descoberto beleza inesperada, deixei de ter motivos ou desculpas para usar o somatos como caderno de desabafos que, embora estilistíca e literariamente interessantes, não eram propriamente reflexo de uma realidade feliz.
dito isto, tenho de apresentar as minhas desculpas a quem aqui vem desde o início e que, como eu própria também me apercebi, se deu conta da progressiva ausência de trechos literários apetecíveis.
continuo a escrever, a sério, mas recorrer ao blog como o fazia antes, despejando aqui todos os pensamentos - mesmo os mais irracionais e os de léxico sofisticado que apenas pretendia provar qualquer coisa que deixou de ter validade - é algo que não pretendo voltar a repetir.
assim, o somatos vai continuar a sua pacata existência, num percurso em direcção à insignificância virtual, já que a verdadeira vida é do lado de fora e essa está constantemente em mudança.
o facto de não partilhar aqui ideias ou sonhos, não implica que os não tenha.
Anonymous Anónimo disse...

:) excelente frase, a última.

26/6/06 12:29  
Blogger JPN disse...

vim aqui há muito tempo e descobri um lugar de escrita forte. depois deixei de cá vir. no outro dia alguém me chamou a atenção para este blogue e retomei o link. foi delicioso, aprendi a fazer puré de batata doce. agora leio este post e não percebo nada...a vida cá dentro, a vida lá fora, a vida verdadeira é lá fora...não, não quero mesmo perceber. lembro-me do spot, vá para fora, cá dentro. boa sorte.

30/6/06 03:41  
Blogger cassandra disse...

quando digo que a vida é do lado de fora, quero dizer que ela acontece fora do meu corpo, fora da minha cabeça, na interacção com outras pessoas. quantas mais melhor e se for com um sorriso, imaginem só que vida porreira pode ser!

3/7/06 19:52  
Blogger JPN disse...

eu percebi. mas mesmo assim não compreendo porque é que a vida que passamos em interacção real com outras pessoas é mais verdadeira que a interacção virtual. sempre entendi a interacção virtual, tal como a real, como uma forma de me aperfeiçoar enquanto pessoa o que me daria para interagir melhor, aqui, ou na real. mas admito, são modos diferentes de ver as coisas. boa sorte. gosto muito deste blogue.

8/7/06 01:01  
Blogger cassandra disse...

:))

10/7/06 20:05  

diz ...

junho 22, 2006

ah, é verdade, tenho bd à venda na feira da ladra, para além de umas boas dezenas de livros (já só resta metade).
receita (1 dose)

ando a descobrir a arte da culinária. tem de ser aos poucos, que não estou nada habituada a isto.
ainda por cima, o que mais gosto é de inventar. partir, por exemplo de uma receita, e ir retirando e acrescentando ingredientes conforme me apetece. e raramento ligo às quantidades recomendadas para cada ingrediente (acho que na hora é que uma pessoa se apercebe se a molhanga precisa ou não de especiarias ou de mais um tomate, ou seja lá o que for).
hoje o plano era fazer beringela assada no forno coberta de tomate e queijo feta.
mas acabou por sair assim:

retirei o miolo de uma beringela e deitei a casca fora. os tomates foram cortados em 4 pedaços e atirado para a frigideira onde o azeite (não muito) já os esperava. cortei a cebola às rodelas e depois em tiras, o alho às rodelas finíssimas, atirei tudo para a dita frigideira, sem esquecer a pitada de sal. os tomates foram libertando o seu molho e nessa altura polvinhei com pimenta branca e noz-moscada. envolvi os ingredientes e fui cortar o pepino. atenção que é preciso adicionar meio copo de água ao refogado no momento em que acrescento o miolo da beringela (que desfiz em lascas). misturei muito bem o miolo no molho, salpiquei com hortelã-pimenta e deixei cozinhar durante uns 10 minutos. entretanto fui preparando o prato com rodelas de pepino igualmente cobertas de hortelã-pimenta em pó ou em folhas (isto é árabe, mas os gregos também o fazem) e o queijo feta aos cubos ali ao lado. despejei uma pequena parte de um iogurte natural para um copo de vidro e espremi um limão lá para dentro, misturei bem e coloquei no prato, ao lado do pepino.
corri até ao fogão, mexi mais uma vez e apaguei o lume.
itadakimasu! (vou comer!)

ingredientes

8 tomates mini chucha
1 cebola média
1 dente de alho
miolo de 1 beringela
1/2 pepino pequeno
azeite q.b.
sal q.b.
noz-moscada q.b.
pimenta branca q.b. (moída na hora)
hortelã-pimenta q.b.
1/4 iogurte natural
sumo de 1 limão
queijo feta a gosto

Etiquetas:

Blogger LN disse...

Pergunta indiscreta mas de genuína curiosidade:

Como é que polvilha hortelã-pimenta? Não é uma erva? Ou existe pó da mesma?

22/6/06 18:22  
Blogger cassandra disse...

existe à venda hortelã-pimenta em pó (ou quase), mas já corrigi: de facto, aquela frase não caía nada bem.

23/6/06 21:45  

diz ...

junho 21, 2006

anime update

ergo proxy



nana
paradise kiss

Etiquetas:

street fashion - pergunta

as japonesas estão a parecer cada vez mais discretas (ou low-profile), quase ocidentalizadas, e as miúdas europeias, um pouco por todo o lado, andam cada vez mais parecidas com as ganguro girls da shibuya (bairro trendy de tokyo) dos anos 90.
porque é que cá em portugal o conservadorismo e a uniformização generalizada se mantêm?
mais incrível ainda é eu estar consciente de que não escapo a este conservadorismo, se bem que fuja a sete pés da insuportável uniformização.
do i dare daring?



as fotos dos posts anteriores vieram daqui:

hel-looks
stilinberlin
sthmstil
visions of warsaw
japanese street fashion
moscow street fashion
street fashion - tokyo







junho 20, 2006

street fashion - helsinki



street fashion - warsaw

street fashion - stockholm

street fashion - moscow



street fashion - berlin




junho 19, 2006

o homem e o trágico iii

mas a verdade é que o trágico, tal como outras experiências humanas, surge em momentos específicos. o trágico não nasce apenas da percepção que o homem tem do mundo. o trágico emerge quando o olhar humano não encontra um mundo ordenado. e falamos em ordem, porque o homem vive procurando uma ordem que legitime a sua acção e a sua existência.
mas a manifestação da consciência trágica do indivíduo e da sua relação com o resto do mundo, consciência potencialmente universal, está presente na literatura grega de uma forma não-acidental desde logo, na lírica arcaica (arquíloco, safo e anacreonte).
uma concentração do olhar na interioridade do indivíduo e a percepção da sua complexidade leva à desunificação da exterioridade. e teria sido precisamente a dissolução da unidade que envolvia o homem homérico e a construção de uma distância entre o homem e a sua própria acção condições essenciais para a emergência do momento reflexivo e agónico da tragédia do século v a.c.
as pérolas do meu instrutor das aulas de código

"eu não sou nenhum albert einstein [na sua pronúncia: ainxtai]"
"estão a cometer um acto de cidadania"
"ocupação do espaço que vocês ocupam"
"ultrupassagem"
"eu gosto muito de ir à praia do meco" [só havia mulheres presentes]
"é que eles [dgv] põem aqui [nos testes multimédia] carros bons e eu sou obrigado a comentar, não é?"
"perpendigonal"
"é que aquilo [a embraiagem] é num lapso"
"o material que conduzimos é como uma mulher, se não entra, alguma coisa está mal..."

junho 16, 2006

street fashion (frança) via face hunter

anime update

honey & clover

Etiquetas:

Blogger Lenore disse...

podes-me dizer onde consigo arranjar os episodios com legendas em inglês?

19/6/06 10:05  
Blogger cassandra disse...

http://www.animesuki.com/series.php/609.html
é preferível a da anbu & solar, a da c1 tem ficheiros danificados

19/6/06 13:53  

diz ...

prima, traz-me uma yukata!

o homem e o trágico ii

a tragédia grega, tal como existiu no século v a.c. em atenas, apresenta-se-nos com uma vitalidade inesperada.
depois do percurso construído pelas diferentes leituras de platão, que via a tragédia como um perigoso convite ao desregramento [1], de aristóteles, que encarava a realidade mimética criada pela tragédia como exemplar e mais real do que a própria realidade e ainda enfatizava a finalidade catártica do espectáculo trágico [2], de hegel, que via na tragédia uma representação escultórica da acção humana enquanto motivada por forças universais e sempre em confronto com forças exteriores ao indivíduo [3], de nietzsche, para quem a tragédia grega apresenta a aliança dos elementos dionisíaco e apolíneo, momento arrebatador em que, ascendendo ao máximo do sofrimento, o homem recupera a sua vitalidade [4], entre tantos outros pensadores, houve um interesse renovado nas obras de ésquilo, eurípides e sófocles.
isto acontece porque o trágico, conceito complexo e difícil de ajustar numa definição linear, diz respeito ao que de mais universal existe para o homem.

[1] cf. platão, república, sobretudo 380c, 597e, 602b, 603c-d, 604e-607a.
[2] cf. aristóteles, poética, sobretudo 1449b, 24-27.
[3] cf. g. w. f. hegel, estética, pp. 630, 632, 644, 647.
[4]
cf. friedrich nietzsche, a origem da tragédia, pp. 45-59.
Blogger cassandra disse...

na verdade, sempre me senti mais dionisíaca que apolínea, embora reconheça ser muito racional. os momentos dionisíacos, no entanto, é me fazem sentir viva.

19/6/06 18:32  

diz ...

junho 15, 2006

qualquer dia demito-me...

Blogger Salsa Latrina disse...

Numa fracção de segundos temi o post choque, mas o soalho não é de tacão nem há estantes com livros na fotografia.
De qualquer forma, depois de teres desmascarado a Rosa Lobato de Faria, terias na nudez um pacato pormenorzinho.

16/6/06 01:47  
Blogger cassandra disse...

hahaha! não sou eu, não senhores! é uma estrela av japonesa, yuka haneda.

16/6/06 09:21  
Anonymous Anónimo disse...

Era lindo...um dia saires da box, farta daquela merda, deixando tudo para trás em trajes menores! Imagino a cara da nossa chefe (e não só)...eheheh

11/7/06 22:13  

diz ...

o homem e o trágico i

entre as diversas formas pelas quais se manifestou a expressão literária grega, interessa-me o género trágico, pelo que tem de poético, de reflexivo e de vital. é irreversível a perda da música e da dança, mas os textos que sobreviveram têm muito para dizer.
eurípides suscita-me uma curiosidade maior do que os outros tragediógrafos, talvez por causa das críticas que se teceram sobre a sua obra, críticas de schlegel e de nietzsche, entre outros.
mas a condenação da consciência como imprópria da arte e do artista pela estética romântica é francamente incómoda e pessoalmente repulsiva [nota bene: eu não percebo nada de movimentos literários, nem pretendo saber mais do que o nada que sei que, aliás, me foi explicado por outra pessoa há uns anos bons].
perante a necessidade de uma arte consciente e de artistas conscientes, fixei o meu olhar em eurípides. ao terminar a leitura d'as troianas, decidi ir para estudos clássicos. um pouco idiota, eu sei, mas estava decidida.
ao professor manuel antunes, um herói da minha juventude

no 12º ano, o meu professor de português era um personagem camoniano. ainda não sei bem qual, mas isso não é relevante [nota bene: isto é um elogio grandioso].
na primeira aula sobre os lusíadas, ficou indignado com a falta de jeito geral que a turma demonstrava na declamação dos intrincados versos e, pedindo silêncio, tomou a sua edição indatável nas mãos e após alguns segundos de exercícios de reanimação das cordas vocálicas, o seu vozeirão adamastorengo entoou naquelas quatro paredes.
calou-se, uns dezassete versos depois. os nossos olhos arregalados diante daquele espectáculo fizeram-no acreditar que o mundo não estava preparado para ele.
a minha pele arrepiada ecoou durante o dia inteiro aquela potência sonora. nessa noite, sonhei com o cabo das tormentas, com aquela embarcação à beira do abismo, com aqueles homens e o seu desespero.
na aula seguinte, disse-nos que seria preferível começarmos pelos sonetos de camões, já que não nos achava capazes de compreender realmente a dimensão trágica d' os lusíadas.
eu teria compreendido, estou certa, mas teria pesadelos até ao fim do ano.


os meus pais na casa nova.

junho 14, 2006

ele era estilista. quando a namorada apareceu, de malas feitas, para se instalar em sua casa, olhou-a de cima abaixo e com um "esses sapatos não combinam com esse vestido" soltou-lhe as lágrimas que se agarravam à garganta.
Blogger Salsa Latrina disse...

Se "ele" era estilista, então foi o namorado que saiu ofendido. Estereotipos übber alles. Só que um homem às vezes chora.

14/6/06 13:28  
Blogger cassandra disse...

estão dois sujeitos neste pequeno texto. é óbvio que "a namorada" é dele, o estilista. tu és inteligente, porque fazes uma pergunta tão tola? e os esterótipos são uma merda. fora com eles! já!

14/6/06 13:45  
Blogger Salsa Latrina disse...

A intervenção era tola, sim. Eu sou inteligente, não. O esterótipo a que me referia era do estilista homem ter que ter um namorado homem (que acabaria a chorar). Eu é que sou uma merda, não ligues. Ich stinke

14/6/06 22:47  
Blogger cassandra disse...

olhameste! como assim, és uma merda?? que é isso, auto-comiseração aqui? por favor... ainda por cima vinda de ti. o que é que se passa?

14/6/06 22:53  
Blogger Salsa Latrina disse...

E concluo que estas intervenções que deixo pelos comentários de vários blogues são uma espécie de saudação pessoal aos donos do espaço. Um "olá" que se torna indevidamente palavroso e que devia ser apagado antes de correr o risco da reflexão. Daqui exceptuo os teus posts mais libidinosos que comento; nessas ocasiões o comentário e uma questão de dever. E de inevitabilidade.

14/6/06 22:55  
Blogger cassandra disse...

esses olás são os mais bem-vindos de todos, sabias? abraço!

14/6/06 23:00  
Blogger Salsa Latrina disse...

Calma. Não estava a fazer queixinhas. Estava a pedir um desconto. Afirmar-me uma merda facilita a impunidade das tretas que escrevo.
Não sou choramingas nem estava a ser. No dia em que for vou usar muitos pontos de exclamação.

14/6/06 23:01  
Blogger cassandra disse...

hahaha! facilita a impunidade... muito bom :)) eu também uso pontos de exclamação a mais quando choramingo ;) e não me parece uma coisa exclusivamente feminina. que achas tu?

14/6/06 23:07  
Blogger Salsa Latrina disse...

Espero que não! Caso contrário vou ter que rever muita coisa na minha vida!!!! ...que exagero. E desculpa lá esta condição de chatroom em que meti os teus comentários. Eu chato.

14/6/06 23:12  
Blogger cassandra disse...

:)) novo dia

15/6/06 10:45  
Blogger cassandra disse...

ah! atenção que quem chora é a gaja!

20/7/06 08:53  

diz ...

esta noite, enquanto na minha anterior moradia, os meus pais se debatiam com baldes e alguidares para recolher a chuva que atravessava o tecto podre de 1862, eu dormia tranquilamente na minha cama nova, na minha casa nova (mais ou menos), alheia à tromba d'água que, inclusivé, inundou o acesso à estação de comboios. lembro-me de, a meio da noite, ter pensado "que barulheira, quem é que anda a bater palmas na rua a esta hora?".
às 8h30, abri as janelas e o sol brilhava no tejo.

junho 13, 2006

Anonymous Anónimo disse...

obrigado, por ter gostado.

15/6/06 16:34  

diz ...

carneiro? ah, pois! e se não gostas, desaparece!

fazer as coisas eu própria é a maneira mais rápida de as ver feitas. eu decido, eu penso por mim e digo o que penso. quero liderar, estar à frente. e sim, prefiro trabalhar com gajos do que com mulheres. não suporto o cacarejar e muito menos discursos sem concretização. não gosto de mentiras, de pseudologias nem de hipócritas - mas ainda demoro a reconhecê-los.
tenho os meus defeitos.
Anonymous Anónimo disse...

Perfeito. :)

15/6/06 05:29  

diz ...

um dos meus nomes em japonês tem seda delicada à mistura. o outro tem ideias.
só podia.
a próxima vítima



os sapatinhos da miss sixty são para esquecer (experimentei as mules e não gostei do tacão que não é nada ergonómico).
- agora é esta saia que me anda a fazer olhinhos.
- resiste, miúda, não há dinheiro para isto nos próximos tempos!
realmente, não há nada que se assemelhe ao revirar das prateleiras, enquanto se tenta pôr alguma ordem naqueles livros miúdos da poesia, e tirar de lá uns quantos de que já nem sequer nos lembrávamos e cuja dificuldade em abrir faz-nos pensar que nunca terão sido amigos de ninguém.

cf. bathysphere

Etiquetas:

junho 12, 2006

o que é que faz com que as pessoas de meia idade se sintam satisfeitas com a proclamação pública dos seus problemas de saúde, como se de uma competição se tratasse?
eeekk!

big brother com felinos!?

só podia ser nos e.u.a.: dez gatos vão viver juntos numa casa em new york durante dez semanas. o objectivo? conseguir o cargo de "vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento" numa empresa de rações para gatos.

nota: os gatos eliminados serão adoptados e terão alimentação gratuita durante um ano.

in correio da manhã, 10 de junho de 2006, p. 65

junho 11, 2006

casa iii

junho 08, 2006

as flores a erva e os esqueletos

senta-te comigo. sente comigo o orvalho que brinca na erva. senta-te e escuta comigo as abelhas que buscam doçura na boca das flores. junto a mim. podes chegar-te mais perto, sem receio. o teu calor, sentir o cheiro do teu cabelo ou da tua t-shirt lavada há uma semana é quanto basta para me sentir quente.
não há passado que chegue perto. ninguém.
Anonymous Anónimo disse...

sim

9/6/06 23:03  
Blogger r.e. disse...

lembra o Ricardo Reis e a sua Lídia, não lembra? gosto de aqui entrar, sempre com motivos diferentes para regressar. Beijinho. J.

11/6/06 20:04  

diz ...

quero ir-me embora!
quero voltar a trabalhar na loja com gente acordada!
melhor: quero mesmo ir embora daqui, abrir o meu negócio e ser feliz com a paz de espírito possível.

junho 05, 2006

agenda

05 de junho
16h00 - dormir
20h30 - jantar
22h00 - fermentação de ideias/trabalho árduo

06 de junho
10h00 - fim de trabalho árduo/ebulição de ideias
12h00 - dormir

quando acordar, vou atacar o word!
eu consigo.
digo a mim própria, as mãos a arder, os dedos sensíveis, eu consigo.
isso tudo? sim, eu consigo. tu também o dizes. é só querer.
Blogger Lenore disse...

Tens toda a razão!!!!

5/6/06 19:52  

diz ...

street fashion vii

(luz na) pele luz

Blogger Salsa Latrina disse...

Pele! Pele! Pele! Pele!

6/6/06 13:14  
Anonymous Anónimo disse...

the other side of the moon?... ;-)

6/6/06 16:15  

diz ...

junho 04, 2006

casa ii

Blogger cassandra disse...

é a paideia, de werner jaeger (martins fontes). entretanto, já mudou de sítio para a estante grande.

5/6/06 10:22  

diz ...

casa i

miss sixty where??



quero estes sapatos!